Meditação: Uma aliada no combate à ansiedade

É assustador como a ansiedade tem afetado um número crescente de pessoas em todo o mundo. 

Para se ter uma idéia de como o assunto é complexo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera urgente enfrentar esse problema. 

Em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental, e os casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% no primeiro ano da pandemia, em 2020. O Brasil lidera a prevalência de depressão nas Américas e também é conhecido como o país mais ansioso do mundo.


Diante desse cenário, muitos especialistas buscam formas de combater os sintomas e auxiliar no tratamento. E é nesse contexto, que a meditação tem se destacado como uma das melhores terapias para manejar esse estado emocional.

A meditação permite um processo de auto-observação, tornando os pensamentos, emoções e atitudes mais conscientes e levando a uma transformação natural. 


Uma prática benéfica, pois não possui restrições e não apresenta efeitos colaterais negativos.


Alguns estudos vem comprovando a eficácia da meditação no combate à ansiedade. Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos EUA, compararam os efeitos de técnicas de redução do estresse baseadas em mindfulness (MBSR) com o uso do antidepressivo escitalopram em 276 pacientes. Os resultados mostraram que a meditação reduziu a ansiedade de forma equivalente ao tratamento medicamentoso.


A meditação age de forma poderosa, estimulando o sistema nervoso parassimpático, promovendo o relaxamento do corpo e da mente. Com base em estudos como o da Universidade de Georgetown, a meditação tem sido cada vez mais recomendada para tratar a ansiedade em qualquer nível, inclusive em casos mais avançados de ansiedade generalizada.


Desde 2017, a meditação é uma opção de tratamento complementar oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, incluída no conjunto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) por seus efeitos comprovados cientificamente.


Entre os benefícios da meditação na saúde das pessoas, destacam-se o relaxamento do cérebro e do corpo, sensação de calma e bem-estar, maior conexão consigo mesmo, clareza na resolução de problemas, melhora na qualidade do sono, aumento da concentração e do foco, além da redução dos sintomas da ansiedade.


Para colher os benefícios da meditação, estudos sugerem que 10 a 15 minutos diários são suficientes. O importante é manter o hábito, dedicando um horário diário para a prática. Assim, a meditação se torna uma aliada poderosa no manejo da ansiedade, promovendo um estado de equilíbrio e bem-estar.



Fontes:

https://jornal.usp.br/atualidades/estudo-internacional-revela-como-meditacao-pode-ser-eficaz-no-tratamento-de-transtornos-de-ansiedade/


https://www.bonsfluidos.com.br/bem-estar/como-aliar-a-meditacao-ao-combate-da-ansiedade-10-minutos-por-dia-e-suficiente.phtml

Mandala Rosa

© 2023